segunda-feira, 20 de junho de 2011

Primeiras reacções após o nascimento


Primeiras reacções após o nascimento

Apesar da sua aparência ao nascer não corresponder ao bebé idealizado durante nove meses, ele vai surpreender-nos com as suas capacidades e com a sua transformação em menos de uma semana.



Ao nascer, o bebé tem o maior desafio no novo mundo, sobreviver

Quando nasce, o bebé pode não corresponder aos nossos ideais e ao bebé com que sonhámos durante os longos nove meses de gravidez. Parece ter uma cabeça enorme e muitas vezes em forma de pepino ou até amachucada. A verdade é que a sua cabecinha mede quase um quarto de todo o seu comprimento, os ossos não estão unidos e a cabeça parece latejar. A natureza assim o quis porque o bebé teve de passar o canal do parto para nascer e a sua cabecinha tem de ter mobilidade para o fazer. Para além disso, o seu cérebro vai crescer e os espaços entre os ossos vão permitir que este se expanda adequadamente. Pode apresentar-se muito cabeludo ou carequinha, os seus olhinhos apresentam as pálpebras inchadas e vermelhas, as orelhas parecem quase transparentes e podem até parecer que estão dobradas. A pele é extremamente macia e normalmente possui uma coloração avermelhada. As extremidades – as mãos e os pés – podem ter uma cor arroxeada. Alguns bebés apresentam manchas avermelhadas ou cor de café com leite à nascença. Os órgãos genitais apresentam-se normalmente inchados devido à exposição das hormonas maternas. O abdómen parece demasiado grande. Todavia, mesmo com toda esta aparência um tanto incomum, passados os primeiros minutos, a leitora vai achar o seu bebé o mais lindo do mundo.

Depois do trauma do nascimento, o recém-nascido espanta os pais com os seus primeiros reflexos

A reacção ao mundo
Ao nascer, o bebé tem o maior desafio no novo mundo - sobreviver.
Depois do trauma do nascimento, o recém-nascido espanta os pais com os seus primeiros reflexos. Serão esses reflexos inatos que vão permitir que o bebé reaja ao novo ambiente em que vai doravante viver. Felizmente, a natureza equipou-o com reflexos que lhe permitirão lutar pela vida até que seja capaz de os realizar voluntariamente. Entre eles destacamos:

Reflexo de busca ou pontos cardeais
Este reflexo vai permitir ao bebé a sua alimentação através da sucção da mama da mãe. Ao estimular sua bochecha, boca ou lábios com o bico da mama, a cabeça do bebé volta-se na direcção do estímulo, o bebé abre a boca e pega o peito para se alimentar. Esse movimento da cabeça e da boca é chamado de reflexo de busca. Com ele, o bebé encontra a sua fonte de alimentação. Automaticamente, começa a sugar e engolir em movimentos coordenados.

Reflexos de Babinski e preensão
Orecém-nascido apresenta umforte reflexo de preensão. Se você pressionar levemente a sola do seu pé, ele dobrará os dedinhos para baixo. Se colocar um dedo na palma da mão do bebé, ele fechará fortemente a mão apertando o seu dedo. Este reflexo de preensão desaparece nos primeiros dois a três meses. A partir daí este reflexo deixará de ser automático e o bebé irá desenvolvê-lo de forma a permitir segurar apenas o que pretende voluntariamente.

Reflexo de Moro
Este reflexo é uma resposta instintiva ao perigo. Quando o bebé se sente desequilibrado e em perigo estica os braços e as pernas, em seguida, ele junta os braços, como em um abraço, e flexiona as pernas. Aos três meses de idade, esse reflexo desaparece.

Reflexo de marcha automática
Se segurar o bebé por debaixo dos braços e o apoiar numa superfície lisa, - bancada, cama, chão - quando um pé toca no chão, o bebé levanta-o dobra o joelho e dá um passo para a frente. Este reflexo desaparece rapidamente.

Reflexo tónico assimétrico ou de esgrima
Se o bebé está deitado de barriga para cima e roda a cabeça para a esquerda, estica a perna e o braço esquerdos e flecte o braço direito (adoptando a posição de um jogador de esgrima). É uma reacção muito primitiva.

Muitas vezes, pegar o bebé ao colo e embalá-lo é a única forma de o acalmar

Comunicar com o bebé
Desde o primeiro minuto que o seu bebé a vai espantar. Ele vai acalmar-se com o som da sua voz ou até mesmo se colocar a tocar aquela música especial que colocava para ele ouvir durante a gravidez. Muito embora, nos primeiros dias, ele unicamente vá utilizar o choro como meio de comunicação, para lhe dizer quando se sente só, tem fome, se sente incomodado ou quando está com uma dor, ele dará diferentes entoações ao seu choro. Com a prática, vai aprender a entender estes diversos tipos de choro. Logo a seguir virão os murmúrios e os sorrisos e rapidamente a vossa interacção logo se completará com as primeiras festas e mordidas.
Durante os primeiros dias a melhor forma de comunicar com o seu bebé é através do toque. Os bebés gostam de toques suaves e movimentos rítmicos. Faça-lhe uma massagem após o banho e o seu bebé vai sentir-se calmo e feliz. Durante a gravidez, o bebé habituou-se a ser embalado pelos movimentos quando você andava de um lado para o outro. Agora, esse mesmo balanço o conforta. Por isso, muitas vezes, pegar-lhe ao colo e embalá-lo é a única forma de o acalmar. Para crescer saudável, o seu bebé vai necessitar das suas carícias, dos seus mimos e da sua voz para se sentir acompanhado. Estes poucos estímulos serão ideais para o ajudar a crescer e ser feliz.

O seu bebé irá acalmar-se com o som da sua voz ou até mesmo se colocar a tocar aquela música especial que ouvia durante a gravidez

Sapo Família-Guia dos Pais

Nenhum comentário:

Postar um comentário