quarta-feira, 22 de junho de 2011
Desenvolvimento Psicomotor
Desenvolvimento do bebê
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Desenvolvimento Psicomotor do bebê no primeiro ano de vida
Psico – Domínio Psíquico, faz parte a memória o pensamento, a motivação, a vontade, entre outros.
Motricidade – qualidade humana que torna possível a produção de comportamentos diversificados
· Movimentos
· Funções posturais;
· Função tónica (contracção da musculatura);
· Equilíbrio;
· Agilidade.
Psicomotricidade- é a conjunção das funções psicológicas com as funções físicas ou motoras. No início da vida, tudo assenta na motricidade, mas ao longa da vida começa a existir relação entre as funções psicológicas e as psicomotoras.
2 tipos de células | |
Motoras | Sensoriais |
De início, estes dois tipos de células, estão misturas, progressivamente as células motoras e as células sensoriais agrupam-se – Mielinização.
Sinapse- passagem de informação de um célula para a outra.
Wallon afirmou que o movimento é o despotador do desenvolvimento das emoções e da consciência do ser humano, sendo a emoção uma ligação entre o funcionamento fisiológico e psicológico.
Centros Nervosos que Comandam o Movimento
Encontram-se em desenvolvimento ao longo do crescimento, são eles:
- Sistema piramidal
- Sistema extra-piramidal
- Sistema cerebeloso
Sistema Cerebeloso
· Está intimamente ligado com o equilíbrio e a postura (sem este sistema não podemos andar correctamente)
· É fundamental em relação à harmonia do movimento;
· Intervém em relação à isostenia (intensidade e a força necessárias para executar o movimento - esta capacidade é treinável).
· Na infância é essencial consciencializar a criança em relação ao movimento se não pode levar à realizada errada de movimento, como andar, escrever, etc.
Lesões do sistema cerebeloso
· O equilíbrio e a postura podem ser afectados
· Pode afectar a harmonia e a adaptabilidade do movimento
· Hipotonias e tremores
· Movimentos anormais.
Sistema Extra-piramidal
· Está na origem dos movimentos reflexos que estão presentes depois do nascimento e até antes do mesmo. Dentro destes estão:
o Os movimentos reflexos
o Os movimentos automatizados (nadar, escrever, etc) – movimentos que foram alvo de aprendizagem;
o Os movimentos expressivos - expressão mímica.
o Movimentos associados (andar e mover os braços, falar e mover as mãos)
Lesões do sistema extra-piramidal
Zona mais velha: Palco-striatum
· Acentuação da tonicidade muscular – contratura dos msuculos
· Surgimento de tremores;
· Movimentos bizarros quer na face, quer em segmentos maiores do corpo.
Zona mais recente: Neo-stiatum.
· Hipotonia (uma parte do corpo que perde a força, ex: perda da força do braço tendo de o trazer ao peito).
· Movimentos anormais e ou estranhos.
Sistema Piramidal
córtex - controla todo o movimento a partir dos dois anos:
· Controla os movimentos voluntários;
· Permite relacionar a ideia com a acção;
· Permite dirigir o movimento apra atingir um determinado fim;
· Permite a prática de movimentos complexos e organizados, com objectivo
o práxias (os bebés não possuem esta capacidade) – actividade motora intensional controlada psiquicamente.
· Controla a motricidade fina;
· Associação da ideia do movimento para determinado fim – sistema ideocinético.
Lesões do sistema piramidal
· Perturbações ao nível dos movimentos voluntários;
· Os músculos extensores podem sofrer hipertonia (é a capacidade que de resistência que o musculo oferece)
· Pode existir falha no sistema ideocinético, ou seja, existe capacidade de imaginação da acção mas não existe capacidade de a reproduzir fisicamente;
· Podem surgir movimentos involuntários e incontroláveis. (sincinésias)
Desenvolvimento Psicobiológico
Cada pessoa reage de maneira diferente:
Funções clónicas - alongamento e encurtamento simultâneo das suas miofribilhas (ex: dobrar o braço)
Funções tónicas - manutenção de uma certa tensão muscular (ex: manter o braço esticado)
Existe um predomínio das funções tónicas no início da vida.
Alotonia: Há uma hipertonia dos membros superiores e inferiores e há uma hipotonia da musculatura das costas e do pescoço.
Sensações, ou dados, interioceptivas: tonicidade visceral; carência – satisfação; choro-riso;
Sensações exteroceptivas: relação com o espaço envolvente; evolução perceptivo-motora
Sensações proprioceptivas: noção de superfície corporal, evolução motora, sentido quinestésico.
Piaget defende que já nascemos com comportamentos reflexos.
O Movimento
E o deslocamento no espaço de uma carga afectiva, que se apresenta de 3formas:
1. Deslocamentos passivos ou exógenos: opor à força da gravidade;
2. Deslocamentos activos ou autógenos: como resposta aos estímulos exteriores, através da mão ou do seu corpo;
3. Deslocamentos dos segmentos corporais: como reacção afectiva ao mundo cada vez mais diferenciado.