segunda-feira, 2 de abril de 2012

Hoje é Dia Internacional do Livro Infantil



 
 

Os contos são "fecundos e imortais", porque perduram no tempo, em especial os da tradição oral, lê-se na mensagem oficial do Dia Internacional do Livro Infantil, que hoje se celebra.

Assinada este ano pelo poeta mexicano Francisco Hinojosa, a mensagem  intitula-se "Era uma vez um conto que contava o mundo inteiro" e é divulgada  em mais de 70 países pelo Conselho Internacional sobre Literatura para os  Jovens (IBBY), do qual Portugal faz parte novamente desde 2011. 
O IBBY criou o Dia Internacional do Livro Infantil em 1967, em honra  do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, cujo aniversário do nascimento  é assinalado a 02 de abril. 
"Quando lemos, contamos ou ouvimos contos, cultivamos a imaginação,  como se fosse necessário dar-lhe treino para a mantermos em forma", defende  o poeta Francisco Hinojosa na mensagem. 
Para o escritor, "quando lemos, contamos ou ouvimos contos em voz alta,  estamos a repetir um ritual muito antigo que cumpriu um papel fundamental  na história da civilização: construir uma comunidade". 
Para o Dia Internacional do Livro Infantil, defende-se que as histórias  dos contos - sejam populares, tradicionais, de fadas ou contemporâneos -,  "chegam iguais aos seres humanos, apesar das nossas grandes diferenças".
"Os contos são fecundos e imortais, em especial os da tradição oral,  que se adequam às circunstâncias e ao contexto do momento em que são contados  ou rescritos", escreveu Hinojosa. 
Em Portugal, a mensagem do Dia Internacional do Livro Infantil é acompanhada  de uma ilustração da autora Yara Kono, vencedora do mais recente Prémio  Nacional de Ilustração. 
A redação da mensagem desta efeméride é anualmente atribuída a um país  membro do IBBY. 

SIC Notícias.

Dia Internacional do Autismo: vamos abraçar esta idéia!!