... No seu primeiro ano de vida!
A surpresa e a emoção do nascimento do bebé fazem com que as primeiras semanas se assemelhem a um sonho.
É durante o primeiro ano de vida que vão ocorrer as grandes alterações no seu bebé. Uma semana depois de ter nascido, já não estará enrugadinho e a sua pele terá uma cor mais rosada. Mas, não serão somente estas as alterações que iremos observar. As suas capacidades irão aumentar e, dentro de uns meses gatinhará pela casa e será um verdadeiro explorador.
Muito embora cada criança seja única e nem todas tenham o mesmo padrão de desenvolvimento, não queremos deixar de lhes proporcionar estes quadros, onde poderão avaliar as etapas prováveis, que o bebé irá ultrapassar ao longo dos primeiros doze meses.
E se bem que estes quadros tenham apenas um valor indicativo, pensamos que lhes vão ser de grande utilidade.
Desenvolvimento físico
Desde que nasce o bebé cresce e aumenta de peso progressivamente, muito embora o seu crescimento não seja homogéneo. A maior parte dos bebés aumenta no primeiro trimestre, em média, cerca de 30 g por dia, no segundo trimestre cerca de 20 g, no terceiro 15 g e no quarto uma média de 10 g diárias. Regra geral, cerca dos seis meses atingem o dobro do peso que tinham ao nascer. No que respeita à altura, e dependendo da altura com que nasceram e da sua tendência genética, o bebé poderá atingir mais 25 cm do que a altura com que nasceu. Contudo, todos estes valores poderão oscilar caso o bebé tenha sofrido alguma doença ou doenças durante este período.
Para além do peso e da altura, o bebé desenvolverá várias capacidades físicas.
Desenvolvimento físico
1º Mês: Tem reflexos primitivos. Normalmente bolça após a mamada. Não tem horas para mamar. Necessita que lhe mudem a fralda cinco a seis vezes por dia.2º Mês: Segura pequenos objectos durante segundos. Tem acções mais voluntárias.Os seus movimentos são mais seguros. Sustem a cabeça por alguns segundos.3º Mês: Começa a observar as mãos, esticando os braços à sua frente. Esmurra os objectos. Consegue elevar os ombros, de modo a olhar, caso esteja deitado de barriga para baixo.4º Mês: Já se consegue deitar de costas. Diminui o número de refeições. Começa a brincar com as mãos e com os pés.5º Mês: Leva os objectos à boca e pode começar a passá-los de uma mão para a outra. Chucha nos dedos dos pés, mostrando muita flexibilidade. Levanta muito bem os ombros e a cabeça, caso esteja deitado de costas.6º Mês: Começa a rastejar pela casa. Permanece sentado, caso tenha um apoio.
De noite dorme dez horas seguidas. Mexe em qualquer objecto colocado à sua frente.7º Mês: Continua a arrastar-se pela casa mas, conseguindo levar consigo um objecto. Podem nascer os dentes incisivos inferiores. Os músculos das pernas começam a adquirir força para suster o seu peso corporal.8º Mês: Consegue sentar-se sem estar apoiado. Já consegue, aos poucos, gatinhar.
Se estiver sentado, avança arrastando o rabinho pelo chão; Tenta pôr-se de pé.9º Mês: Gatinha e consegue suster-se só numa mão para poder agarrar qualquer coisa. Começa a gatinhar pela casa toda.10º Mês: Já se consegue levantar e manter-se em pé caso tenha algo onde se agarrar. Consegue dar uns passinhos com ajuda. Já nos ajuda na tarefa de o vestir, enfiando as mãos nas mangas.11º Mês: Tenta manter-se em pé sem ajuda. Solta-se facilmente para andar entre os móveis. Encarrapita-se nas cadeiras e tenta descer delas de marcha-atrás.
Usa as cadeiras como muletas.12º Mês: Tenta suster-se em pé, sem ajuda. Começa a querer comer sozinho, sem ajuda.
O desenvolvimento intelectual e comportamental
Tal como no desenvolvimento físico, uns bebés desenvolvem-se intelec-tualmente mais rapidamente do que outros e a nível comportamental também sofrem as influências genéticas e dos estímulos que o meio ambiente lhes proporcionam. Contudo, tal como o quadro anterior, este pretende demonstrar o desenvolvimento que a maioria dos bebés apresenta.
Desenvolvimento intelectual
1º Mês: Chora para nos chamar a atenção, para dizer que tem fome ou que tem dores. Observa o que o rodeia mas, mantém um olhar vago. Fica tranquilo quando o pegam ao colo. Pede para comer com intervalos regulares. Está acordado uma em cada dez horas.2º Mês: Manifesta emoção ao ver objectos de que gosta. Começa a investigar o mundo, chupando. Olha com atenção, os rostos das pessoas. Distingue as vozes e procura a sua origem.3º Mês: Começa a reconhecer todos os membros da família. Explora, com as mãos, o seu rosto, a boca e os olhos. Vocaliza melhor e as suas expressões aumentam. Começa a memorizar tudo o que vê e lhe interessa.4º Mês: Aumenta os períodos de atenção. Sorri para as pessoas que gosta. Começa a perceber como o seu comportamento tem influência nos outros.5º Mês: Pode começar a mostrar medo dos estranhos. Segue com o olhar todos os movimentos bruscos. Quer agarrar aquilo que se move.6º Mês: Inspecciona todos os seus brinquedos. Muda de humor facilmente, manifestando simpatia e antipatia. Entretém-se a escutar a sua própria voz. Agarra com precisão tudo o que está ao seu alcance. Pronuncia vogais.7º Mês: Demonstra interesse por detalhes. Começa a observar, mais atentamente, figuras coloridas. Repete sílabas bem definidas e começa a dar-lhes significado.8º Mês: Pode apontar para o que quer e olha para onde apontamos. Consegue reconhecer algumas palavras dando-lhes significado e começa a tentar imitá-las. Começa a reconhecer e memorizar o rosto de pessoas que vê raramente.9º Mês: Encontra os objectos que viu esconder. Pode recordar um jogo do dia anterior. Utiliza sílabas e dá-lhe um significado. Consegue seguir instruções simples. Aborrece-se com os jogos repetitivos.10º Mês: Tenta comer sozinho. Com a sua colher, tenta dar-nos de comer. Obedece a ordens simples, quando quer.11º Mês: Expressa-se de forma confusa. Descobre que é mais cómodo se o ajudarem do que se tentar sozinho. Reconhece muitas palavras.12º Mês: Reconhece os animais e tenta imitar os seus sons. Compreende o mecanismo de acção-reacção. Reagrupa objectos, ordenando-os por categoria. Palra utilizando frases curtas, embora possam ser incompreensíveis.O desenvolvimento Sensorial e motor
O meio ambiente e os estímulos adequadas às diversas etapas permitem ao bebé um desenvolvimento correcto. O bebé necessita de atenção, companhia e amor.
Desenvolvimentos: Sensorial e Motor
1º Mês: Observa os objectos mas não os tenta agarrar. Coordena os movimentos laterais dos olhos. Reage às sensações positivas ou negativas, acalmando-se ou chorando. Reage à voz das pessoas que falam com ele.2º Mês: Começa a observar tudo o que o rodeia. Vocaliza, respondendo aos estímulos agradáveis. Assusta-se quando ouve barulhos inesperados. Prefere objectos de cores brilhantes. Melhora o seu tónus muscular.3º Mês: Observa os seus dedos, seguindo os seus movimentos. Pode suster um brinquedo com a mão Segue com a cabeça, qualquer objecto que lhe coloquem à frente. Pára de chuchar para escutar um barulho e vira a cabeça para o sítio de onde vem o som.4º Mês: Quando gira a cabeça, está em condições de coordenar o movimento dos olhos. Adapta a vista a diferentes distâncias. Fica tranquilo com música. Consegue apanhar objectos, inclusivé pequenos. Segue o movimento dos objectos e a direcção dos sons.5º Mês: Agarra os objectos de forma decidida Se lhe dão uma roca, atira-a ao chão. Tenta agarrar com uma ou com as duas mãos tudo o que lhe interessa.6º Mês: Acalma com música. Está em condições de manejar objectos. Segura um brinquedo com uma mão, pode tentar agarrar outro, ou observá-lo. Por vezes deixa um para agarrar outro. Começa a querer brincar com a comida e manipula-a com muita animação.7º Mês: Explora o seu próprio corpo com as mãos. Consegue suster um objecto diferente em cada mão. Gosta de brincar com brinquedos barulhentos, mostrando-se contente com o ruído.8º Mês: Consegue apanhar objectos pequenos, por vezes, sustendo-os entre o polegar e o indicador. Diz adeus e bate palmas. Aponta para o que lhe interessa.9º Mês: Agarra sozinho o biberão para beber. Gosta de tocar tambor, tudo serve para bater e fazer barulho. Consegue achar objectos escondidos. Se tem as mãos ocupadas, deixa cair um brinquedo para apanhar outro.10º Mês: Distingue objectos, examinando-os mais atentamente. Brinca com objectos de encaixe simples. Quando ouve música, reage cantando ou dançando. Consegue suster dois objectos com uma só mão.11º Mês: Leva a colher à boca. Utiliza diferentes caixas para introduzir ou retirar objectos. Observa as páginas de um livro. Consegue descalçar os sapatos. Enfia argolas num bastão.12º Mês: Gosta de brinquedos muito ruidosos; Desmonta e volta a montar objectos.Desenvolvimento social
A interacção do bebé com os pais, irmãos, restantes familiares e amigos processa-se lentamente, passo-a-passo. A integração do bebé na família e nas rotinas é gradual e depende em muito dos estímulos familiares.
Mostra interesse pelas imagens reflectidas no espelho. Começa a gostar mais de uns brinquedos do que de outros.5º Mês: Deixa de chorar quando lhe falam. Sente muita curiosidade pelos espelhos.
Sorri e vocaliza procurando respostas. Zanga-se se lhe tiram o seu brinquedo preferido.6º Mês: Sorri para a sua imagem se a vê reflectida no espelho. Expressa, através dos seus sons, agrado ou desgosto.7º Mês: Demonstra ter vontade de participar em actividades colectivas. Se lhe ralham, compreende o significado pelo tom de voz que utilizam. Brinca sozinho mas também gosta de brincar com os outros.8º Mês: Grita para chamar a atenção. Começa a manifestar os seus sentimentos, por exemplo, chorando quando a mãe se afasta. Aceita ir para o colo de “estranhos”. Afasta, com a mão, o que não gosta. Não quer ficar sozinho.9º Mês: Presta atenção às reacções alheias. Chora se os outros choram.10º Mês: Compreende as aprovações e as reprovações. Gosta de brincar com água.
Procura companhia e muita atenção. Mostra se está triste ou alegre, se sente raiva ou perturbações.
Os lugares desconhecidos ou estranhos assustam-no.11º Mês: Busca a aprovação e evita que lhe ralhem. Colabora voluntariamente, embora nem sempre. Enquanto brinca, demonstra muita concentração por um largo período de tempo. Mostra experimentar um sentimento de culpa quando se engana.12º Mês: Ao separar-se da mãe sente desgosto e chora. Expressa claramente o seu afecto pelas pessoas e objectos predilectos. Procura resistir ao sono e zanga-se se o obrigam a dormir.
Os ritmos de crescimento e desenvolvimento variam de criança para criança. Cada uma tem o seu ritmo próprio e desenvolve-se à sua maneira. Compete aos pais, participarem nestas várias etapas através de estímulos que lhes permitam ganhar confiança em si mesmos e pro-gredirem na sua própria evolução. Todavia, nunca tente comparar o seu bebé com um outro da mesma idade ou com um irmãozinho quando tinha a sua idade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário