terça-feira, 26 de abril de 2011

Programa Follow-up

Bem estou aqui novamente para falar à vocês o que é o Programa Follow-up já desenvolvido no Brasil desde a década de 80. Espero que gostem do texto que aqui inicio a escrever.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde é um estado de completo bem estar físico, mental, social e não apenas a ausência de doenças. Com os avanços tecnológicos e científicos acontecidos nas últimas décadas houve uma nítida queda da taxa de mortalidade em RNs de baixo peso, RNs de muito baixo peso e idade gestacional baixa, mesmo assim não verificou-se o mesmo na taxa de morbidade desses bebês, permanecendo praticamente constante.

Através dessa observação vêm crescendo a preocupação, principalmente, de profissionais voltados para a área da prevenção e reabilitação, como é o caso dos fonoaudiólogos de como garantir a saúde desses RNs. Assim surgiu os programs de Follow-up que caracteriza-se pelo trabalho multiprofissional num contexto de UTIs neonatais com o objectivo de acompanhar o desenvolvimento global até os dois anos de vida de crianças de risco através de orientações aos familiares e cuidadores no ambiente familiar de como manejar essas crianças e, principalmente, proporcionar as crianças, que muitas vezes já apresentam sequelas, disfunções ou síndromes que futuramente poderá comprometer o seu desenvolvimento cognitivo, motor e, consequentemente, social, oportunidades de desenvolvimento adequado, prevenindo ou minimizando problemas, fazendo com que desvios e atrasos sejam detectados precocemente. Por isso a necessidade de ser um acompanhamento sistemático e o mais precoce possível.




O acompanhamento da criança acontece até os dois anos de idade porque é nesse ínterim que dar-se o ápice do desenvolvimento em várias áreas (fala, linguagem, cognição, transição alimentar, locomoção, interacção com o meio ambiente e socialização) e também porque há uma maior plasticidade neuronal a atuar.

O Fonoaudiólogo tem um papel imprescindível nos programas de follow-up já que é o profissional que tem como objecto de estudo a comunicação humana, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento, distúrbios e diferenças, em relação aos aspectos relacionados na função auditiva, periférica e central, na função vestibular, na função cognitiva, na linguagem oral e escrita, na fala, na fluência, na voz, nas funções orofaciais e na deglutição. O primeiro trabalho do fonoaudiólogo é logo no pré-natal com orientações sobre amamentação. Após o nascimento as orientações quanto a amamentação continuam e se necessário utilizará de técnicas que favoreçam a continuação do aleitamento materno, para prevenir futuros problemas oromiofuncionais. Além desse trabalho inicial o fonoaudiólogo realiza a triagem auditiva neonatal através do teste da orelhinha 24 após o nascimento com o objectivo de verificar a acuidade auditiva do RN e orientar quanto aos estímulos auditivos, visuais e tácteis, possíveis protetizações e/ou implante coclear, sempre com o intuito de desenvolver as habilidades motoras cognitivas e linguagem da criança.

Como esse é uma programa multiprofissional e multidisciplinar, ou seja, o olhar da equipe deve ser global e não fragmentado, vários são os profissionais (fisoterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, psicólogos, pediatras e alguns consultores: oftalmologistas, ortopedistas, cardiologistas, otorrinolaringologistas, neurologistas, etc) que estão inseridos no programa. A primeira consulta dar-se-á em ambulatório e a avaliação será sempre conjunta. A partir daí cada profissional avaliará a necessidade de acompanhamento que dar-se-á sempre de acordo com intervalos que contemple os marcos do desenvolvimento (1, 3, 6, 9, 12, 15, 18 e 24 meses). Caso seja necessário a diminuição das consultas, far-se-á o encaminhamento para acompanhamento ambulatorial que terá um período de pelo menos 2 vezes por semana.

Esse é um assunto de saúde global que deve ser visto com responsabilidade e interesse por todos aqueles que trabalham com saúde seja ela pública ou privada. O olhar e o atuar preventivo multidisciplinar na neonatologia poderá minimizar os danos causados em intercorrências, pré-natais e peri-natais proporcionando as crianças uma melhor inserção na escola e integração na sociedade.