terça-feira, 3 de maio de 2011

Perda Auditiva x Demência

Perda de audição e demência podem estar relacionadas

Duas patologias podem resultar de um processo neuropatológico comum

2011-02-15
Investigadores avaliaram 639 pessoas entre 1990 e 2008
Investigadores avaliaram 639 pessoas entre 1990 e 2008
As pessoas idosas com problemas de surdez podem ter mais probabilidades de sofrer de demência, um risco que aumenta à medida que a perda auditiva se agrava, revela um estudo da Faculdade de Medicina Johns Hopkins, em Maryland, publicado na "Archives of Neurology".

Os cientistas realizaram testes com 639 pessoas, com idade compreendidas entre 36 e 90 anos, que não tinham problemas mentais. Entre 1990 e 1994, estes participantes foram sujeitos a exames que avaliaram o funcionamento do cérebro e as suas capacidades auditivas.

Até 2008 foram acompanhados pelos investigadores e em Maio desse ano realizaram novos exames para verificar se sofriam de Alzheimer ou de outra doença neurológica.
Desde grupo, 125 elementos tinham leves deficiências auditivas, 53 estavam quase surdos e seis tinham perdido a audição. Também foram diagnosticados 58 casos de demência, entre os quais 37 de Alzheimer.

Depois de recolherem estes dados, os investigadores constataram que, entre os participantes com mais de 60 anos, 36,4 por cento do risco de demência estavam vinculados a uma perda da audição. Além disso, a probabilidade de desenvolver Alzheimer aumenta 20 por cento a cada dez decibéis de perda de capacidade auditiva.

"Inúmeros mecanismos poderão ter um papel que explica a observação de um vínculo entre a surdez e a demência", pelo que em algumas situações as duas patologias poderão resultar de um processo neuropatológico comum, destacou Frank Lin, autor principal deste estudo.

Este trabalho destaca ainda que a perda da audição pode estar vinculada à demência como consequência de um esgotamento das capacidades mentais e do isolamento social ou também da combinação de ambos os factores.

Ciências Hoje.

Vídeos sobre Neurociências e Epilepsia

Muito interessantes esses vídeos sobre epilepsia e neurociências. Baixem e vejam.



Vitória Feitosa