quarta-feira, 15 de junho de 2011

A importância da leitura nas crianças

A importância da leitura nas crianças

A importância da leitura nas crianças

A tarefa de aprender a ler é um dos maiores desafios e uma das tarefas fundamentais com que a criança se depara no início da sua escolaridade básica.



A leitura constitui um projecto que deve ser contemplado nas aprendizagens das crianças desde os primeiros anos de vida. A descoberta por parte da criança da funcionalidade da leitura é um factor determinante no seu processo de aprendizagem. É fundamental que a criança compreenda qual o sentido dessa mesma aprendizagem, o que só acontece quando a leitura e a escrita são realmente utilizadas para comunicar. As práticas culturais a que a criança tem acesso influenciam o seu interesse e o sentido que dá à linguagem escrita. Ela constrói um projecto pessoal como leitora e é fulcral termos presente que este projecto difere de criança para criança, consoante as suas vivências e realidades.

Para algumas, ler e escrever é uma tarefa que serve para se inserirem na sociedade ou para se identificarem com os adultos, completamente dissociada de prazer. Para outras, é uma ponte para se inserirem na escola e corresponderem às expectativas dos pais e professores. Mas porque não focarmo-nos naquelas para as quais ler e escrever serve para comunicar, para informar e para se divertirem (Fernandes, J. O., 2003)? Estas sim constroem um projecto significativo e altamente potencializador de desenvolvimento, repleto de motivações internas em detrimento da motivação externa. A forma como as crianças vão desenvolver os sentidos e as razões para aprenderem a ler depende muito das suas práticas familiares e das experiências educativas que vivenciam (Fernandes, J. O., 2003).

O desejo de aprender

O que é certo é que, quanto maior for o contacto das crianças com situações de escrita de qualidade, maior será o seu interesse e desejo de aprender. Desta forma, o papel dos adultos é fundamental!

Proporcione contextos familiares onde os membros são leitores e, assim, têm a oportunidade de interagir com suportes de escrita, de perceberem as suas funções e também perceberem para que serve ler e escrever, despertando-lhes o desejo de imitar esse modelo. É certo que os pais devem planear actividades que promovam a leitura, mas, acima de tudo, devem aproveitar todas as oportunidades que surgem no quotidiano para concretizar essa promoção, pois, geralmente, essas oportunidades surgem de necessidades reais das crianças.

Se as actividades de leitura surgirem interligadas a outras actividades que se vão desenvolvendo no dia-a-dia da criança, em vez de se apresentarem isoladas e descontextualizadas, os seus resultados serão mais eficazes e a apropriação das várias funções da linguagem escrita é assimilada com mais envolvência e uma maior participação por parte da criança.

Estas actividades podem ser colectivas, de pequeno grupo, a pares ou individuais, dependendo do tipo de actividade e do desejo das crianças. A interacção, presente nas duas primeiras hipóteses, permite que cada criança clarifique as suas ideias e que as confronte com o ponto de vista dos outros colegas. A participação da família, de outros adultos ou crianças nestas actividades devem ser promovidas, pois permitem a partilha e aquisição de novos saberes. No Gymboree, criamos oportunidades para que todas as crianças experimentem um ambiente rico em diversos tipos de suporte escrito, como os livros de histórias, jornais, revistas, entre outros, sempre através da sua manipulação e exploração. Proporcione experiências significativas e aproveite-as para que a criança comunique o que sabe, o que pensa e o que sente. Valorizar as suas descobertas, encorajar tentativas de leitura, apresentar-se como modelo, usando uma linguagem apropriada, envolver a família neste desafio são estratégias que devemos ter sempre presentes.

Transforme a sua casa num universo de leitores e descubra o mundo imaginário que os livros lhe podem proporcionar!

Texto: Ana Ribeiro David (Professora Gymboree)


Nenhum comentário:

Postar um comentário