quarta-feira, 15 de junho de 2011

Crianças Curiosas

Crianças curiosas
Crianças curiosas

Porque destroem tudo?



Através dos brinquedos, a criança tem a possibilidade de exprimir o seu mundo interior, as suas emoções, explorar e adaptar-se ao mundo exterior. Muitas vezes, só compreendemos o seu mundo ao observar as suas brincadeiras e, da mesma forma, conseguimos detectar eventuais perturbações.

Texto: Dra. Catarina Leal, Psicóloga Educacional

Há crianças que apresentam comportamentos disfuncionais, dos quais desconhecemos as causas. Como tal, muitas vezes, apenas conseguimos entender o que as perturba através das suas brincadeiras e do uso que dão aos brinquedos.

Quando existe um conflito interior, a criança vai descarregar a sua fúria nos brinquedos, acabando por os estragar. É, por isso, fundamental que os pais se mantenham atentos ao modo como os seus filhos brincam e utilizam os brinquedos.

Muitas crianças apresentam alguma falta de cuidado, brincando abruptamente. As crianças mais novas estragam alguns brinquedos devido à dificuldade que têm em os manusear, o que acontece, por vezes, quando os brinquedos não são adequados à sua idade ou quando a destreza manual ainda não está bem desenvolvida.

Outras estragam-nos devido à sua curiosidade, querem descobrir como são feitos, o que está no seu interior. Resultado? Tentam desmontá-los, acabando por os estragar. Ambos os comportamentos são extremamente naturais e compreensíveis e por isso, a criança não deverá ser repreendida.

Estragos intencionais ou ocasionais?
O menino pode brincar ao "faz de conta" fingindo que é mecânico, desmontando o carrinho para “arranjar a avaria do motor” ou tirando as rodas para “trocar o pneu”. Do mesmo modo, a menina poderá fingir que é cabeleireira, cortando o cabelo à boneca.

É dever dos pais chamar a atenção do seu filho para que não estrague os brinquedos. No entanto, terão que perceber que é através destas brincadeiras que ele irá explorar o mundo à sua volta, exprimir os seus sentimentos e aplicar os conhecimentos que adquiriu ao observar a realidade.

Mas se o descuido, a dificuldade de manuseamento e a curiosidade não são sinais de alerta e de preocupação, a atitude de estragar um brinquedo propositadamente já será motivo de observação.

O facto da criança destruir constantemente os seus brinquedos é indicador que algo não está bem e que poderá ter ocorrido algum acontecimento desagradável ou traumático, explicando a razão de tal comportamento.

A destruição de brinquedos pode estar associada à existência de problemas de foro emocional causados por factores internos ou externos à criança.

Há que tentar entender as causas que levam as crianças a manifestarem tais comportamentos ou atitudes. Esta não é uma tarefa fácil para os pais, tendo muitas vezes que se recorrer à ajuda de um psicólogo.

Diversidade de causas
A criança, quando manifesta comportamentos agressivos ao brincar ou quando destrói propositadamente os seus brinquedos, poderá fazê-lo devido a diversos factores ou causas, como, por exemplo:

- Necessidade de se sentir amada, que lhe deem carinho e atenção, algo que ela não sente por parte dos outros ou alguém em especial, como, por exemplo, a mãe.
- Sentir ciúmes de um irmão que nasceu recentemente, sobre o qual recaem todas as atenções ou de um irmão que é mais valorizado ou elogiado do que ela.
- Dificuldades em se relacionar e em criar amizades ou sentir-se rejeitada por parte dos colegas, quando é excluída de diversas actividades e brincadeiras.
- Sentir incompreensão. Problemas escolares, como dificuldades de aprendizagem.

É importante frisar que a criança afectada por um acontecimento traumático tenderá a utilizar os brinquedos para amenizar a sua dor. Se, por exemplo, a criança for vítima de violência, ela irá bater nos seus bonecos. Este será, a seu ver, um método ou uma estratégia de se vingar daqueles que lhe fazem mal. Como não os poderá atingir directamente, uma vez que os agressores são mais fortes, transfere a sua fúria para os bonecos.

Em conclusão…
Regra geral, ao vivenciar cada uma das situações referidas, a criança passa a apresentar um comportamento nervoso, tenso, demonstrando ser bastante ansiosa. Contudo, pode aparentar ser muito tranquila aos olhos de todos, tanto na escola como em casa, sem que ninguém se aperceba de que algo não está bem.

É necessário que os educadores estejam atentos às brincadeiras da criança e, em casa, os pais deverão dispensar um pouco do seu tempo, não só para observar a criança, como também, juntar-se a ela nas suas brincadeiras. Só assim conseguirão perceber o que se passa e ajudá-la, se necessário.

DESTAQUES

Muitas vezes, só compreendemos o mundo da criança e conseguimos detectar eventuais perturbações ao observar as suas brincadeiras

O facto da criança destruir constantemente os seus brinquedos é indicador que algo não está bem e que poderá ter ocorrido algum acontecimento desagradável ou traumático

A destruição de brinquedos pode estar associada à existência de problemas de foro emocional causados por factores internos ou externos à criança

Os educadores devem estar atentos às brincadeiras da criança e, em casa, recomenda-se que os pais dispensem um pouco do seu tempo, não só para observar a criança, como também, para participar nas suas brincadeiras

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Sapo Familia-Guia dos pais.

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