quarta-feira, 15 de junho de 2011

A Discalculia

A Discalculia

A Discalculia

Algumas crianças possuem enormes dificuldades no cálculo numérico



A matemática pode ser um entrave ao sucesso escolar. Muitas crianças não compreendem os problemas , ldemoram muito tempo a tentar perceber se é suposto somar, diminuir ou multiplicar, ou seja, não conseguem perceber o tipo de operação matemática que é pedida.

Alguns, em particular, não entendem os sinais, muito menos as expressões. Contas? Só se conseguirem utilizar os dedos e mesmo assim nem sempre conseguem. As dificuldades podem ser realmente da criança e trata-se de um distúrbio e não de preguiça, como pensam muitos pais e professores menos informados.

Como se manifesta ?

A discalculia é um dos transtornos de aprendizagem que provoca o surgimento de dificuldades ao nível da matemática. Este transtorno não é causado por nenhuma deficiência mental, déficits visuais, auditivos ou por má escolarização.

A discalculia pode ser classificada em seis subtipos, podendo ocorrer em combinações diferentes e com outros transtornos:

  • Discalculia Verbal - dificuldades em nomear as quantidades matemáticas, os números, os termos, os símbolos e as relações.
  • Discalculia Practognóstica - dificuldades para enumerar, comparar e manipular objectos reais ou em imagens.
  • Discalculia Léxica - Dificuldades na leitura de símbolos matemáticos.
  • Discalculia Gráfica - Dificuldades na escrita de símbolos matemáticos.
  • Discalculia Ideognóstica – Dificuldades em fazer operações mentais e na compreensão de conceitos matemáticos.
  • Discalculia Operacional - Dificuldades na execução de operações e cálculos numéricos.

O que é que o professor pode fazer ?

Depois de ter sido efectuada a sinalização e consequente avaliação psicológica, o aluno deverá usufruir de um apoio psicopedagógico individualizado (está previsto na lei – decreto 3/2008).

Para além disso há que evitar acentuar as dificuldades do aluno perante a turma, mostrar impaciência pelas dificuldades que o aluno expressa ou estar permanentemente a corrigi-lo (ao invés é preferível deixá-lo raciocionar e chegar lá por si próprio).

Ajuda do psicólogo

Um psicólogo para além de ser fundamental na detecção das dificuldades do aluno, pode ajudar a elevar a sua auto-estima, valorizando as suas actividades e progressos. Os jogos irão auxiliar na seriação, classificação, habilidades psicomotoras, habilidades espaciais, contagem.

Os estudos têm mostrado que o uso do computador é bastante útil, por se tratar de um objecto de interesse da criança.

Texto da autoria de Drª Teresa Paula Marques Psicóloga Clínica, especialista em Psicologia Infantil e do Adolescente

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