terça-feira, 28 de junho de 2011

Os brinquedos e o desenvolvimento infantil

Os brinquedos e o desenvolvimento infantil


O cérebro de um ser humano está mais activo nos primeiros três anos de vida, durante os quais crescerá até 80% do seu tamanho adulto.



As relações e as experiências que ocorrem nos primeiros anos de vida têm um grande impacto no futuro da criança.

O potencial de desenvolvimento é em grande parte moldado pelo contexto físico e social, pelo que o contexto envolvente de um bebé ou criança deve, por isso, ser apelativo, interessante e encorajador, devendo adaptar-se as oportunidades de aprendizagem ao nível de desenvolvimento da criança.

Nascimento – 6 Meses

Desenvolvimento
Nos primeiros meses de vida o bebé procura explorar, conhecer e interagir com o novo mundo que o rodeia. Para atingir tal objectivo o bebé precisa de se sentir seguro e confortável, contando com os seus adultos cuidadores para tal.

Sentido-se confiantes, porque se sentem em segurança, os bebés aprendem com maior facilidade e estão melhor preparados para o estabelecimento de novas relações.

Envolver-se com o bebé em brincadeira que envolvam o toque, para além de fortalecerem o laço afectivo entre o adulto cuidador e o bebé, ajudam-no a sentir-se amado e em segurança.

Perto dos 6 meses o bebé pega nos objectos, observa-os atentamente, transfere-os de uma mão para a outra e leva-os até à boca, como forma essencial de aprendizagem.

A estimulação sensorial do bebé é um meio por execelência para o processo de aprendizagem precoce. Assim, a estimulação sensorial principalmente, estimulação táctil, visual e auditiva é, por excelência, um veículo para a aprendizagem.


Brinquedos

Nesta fase o bebé necessita essencialmente de objectos de brincadeira, que possibilitem partilhar brincadeiras com o adulto. Esses objectos devem servir para estimular a curiosidade, a atenção e o interesse do bebé pela descoberta.

Sugerem-se bolas, lenços, chocalhos. Os bebés preferem cores fortes e de grande contraste, sabendo-se que o vermelho é a primeira cor que o bebé consegue discriminar.

Existem também bonecos e tapetes de actividades que apresentam diferentes texturas e sons, sendo óptimos para a estimulação táctil, visual e auditiva.

6 meses – 12 meses

Desenvolvimento
O bebé manifesta a sua inteligência quando coordena meios (acções) para atingir determinados objectivos, compreendendo que as suas acções produzem impacto sobre os objectos e o mundo que o rodeia.

Nesta fase,tomando contacto com a noção de causa e efeito, o bebé tem oportunidade de aprender como funciona o mundo. É notório o aumento da intencionalidade nas suas acções.

A sua capacidade de comunição evolui sendo que, mesmo sem falar, o bebé comunicará através de gestos e sons, transmitindo necessidades, vontades e mesmo sentimentos.

É por isso importante que o adulto esteja atento aos sinais veiculados pelo bebé, procurando dar-lhe respostas adequadas. Deste modo, ele sentirá que aquilo que tem para dizer é importante, fomentando-se o desenvolvimento da sua auto-estima.

Por volta dos 12 meses, começa a tornar-se evidente a noção de permanência de objecto, ou seja, o bebé compreende que o objecto ou pessoa, continuam a existir mesmo quando os deixa de ver.


Brinquedos
Nesta faixa etária os brinquedos oferecidos ao bebé deverão reforçar a crescente intencionalidade das suas acções. Brinquedos que rolam, como bolas ou chocalhos em forma de tubo e brinquedos que quando manipulados, abanados ou apertados, produzam sons, são uma boa opção.

12-24 meses

Desenvolvimento
Nesta fase, a criança é um verdadeiro cientista, procurando resolver problemas de forma eficaz, equilibrando as suas descobertas entre tempos de atenção reduzidos e níveis elevados de energia.

O desenvolvimento da linguagem é um processo complexo que inclui compreender conceitos e produzir sons e palavras. A estimulação de competências linguisticas é importante no sentido que estas favorecem o estabelecimento de relações sociais positivas e uma comunicação eficaz.


Brinquedos
Para estimular a motricidade fina do bebé, treinar categorizações simples e fomentar a linguagem, brinquedos de encaixe (como cubos com peças geométricas para intruduzir), construções (como legos de grandes peças) e puzzles elementares, são bons companheiros de brincadeira.

É útil seleccionar, nesta fase de desenvolvimento, brinquedos que promovam a linguagem, nomeadamente a apreensão de conceitos simples.

Para além dos livros, úteis tanto pelas imagens que revelam conceitos, como pela própria leitura da história, a criança apreciará brincar, por exemplo, com bolas (grandes e pequenas), com tambores (barulhentos e silenciosos), com formas (fofas e duras).

2 – 3 anos

Desenvolvimento
Durante o segundo ano, a aprendizagem através da imitação dos pares conduz a um rápido desenvolvimento. Nesta fase a criança começa a ser capaz de pensar criativamente e de estabelecer relações lógicas entre as suas ideias.

Com a emergência do pensamento simbólico, em que uma bola se transforma num ovo ou uma corda numa minhoca, as brincadeiras “faz de conta” são frequentes.


Brinquedos
Nesta idade, devem ser eleitos brinquedos que permitam estimular o pensamento simbólico. As crianças adoram brincar com modelos de alimentos, roupas e acessórios, bonecos que representem outras pessoas.

Uma vez que a criança começa a ser capaz de antever padrões rítmicos, alguns instrumentos musicias, como maracas, tambores, castanholas ou apitos, são brinquedos de eleição.

A exploração, repetição e antecipação de padrões rítmicos influencia o pensamento lógico, essencial para aprendizagem, entre outras áreas, da matemática. O contacto com os sons produzidos pelos diferentes instrumentos e com musicas de diferentes estilos musicais, possibilita estimular também a coordenação motora e a consciância corporal.

A plasticina, embora possa ser introduzida anteriormente, sendo uma óptima forma de introdução à exploração artistica, pode apelar neste estadio de desenvolvimento às competências de pensamento simbólico e à criatividade. Uma bola de plasticina pode assumir uma infinidade de formas, das quais poderão brotar inúmeras histórias.

3-5 anos

Desenvolvimento
Neste período, a criança relaciona-se com o mundo, não apenas, através de acções motoras e sensoriais, mas essencialmente através de acções mentais, simbólicas ou representativas, de forma progressivamente mais abstracta.

As “tarefas” desenvolvimentistas desta fase são sobretudo emocionais e sociais, sendo que os grupos de pares assumem então um importante papel. A criança aprende padrões de comportamento através dos seus companheiros e sente espaço para experimentar os seus próprios comportamentos.

Brinquedos
Realçando o papel das outras crianças nesta fase, importa proporcionar-lhes oportunidades para compreenderem a cooperação, a negociação, o compromisso e o auto-controlo. Brincar às escondidas, à barra do lenço ou às corridas de três pernas, envolvem poucos
“brinquedos”, mas são brincadeiras verdadeiramente ricas.

Os livros continuam a ser bons parceiros de brincadeira, mesmo em grupo – sugerir o que acontece a seguir, fazer de conta que se é uma das personagens da história...

No final da idade pré-escolar, existem também inúmeros jogos que apelam à memória, ao pensamento lógico, à coordenação motora e que as crianças apreciam realizar, nomeadamente jogos de cartas, labirintos e jogos de diferenças.

Depois de adequar o brinquedo e a brincadeira à fase de desenvolvimento em que a criança se encontra, aprecie o simples prazer de ser companheiro de brincadeira do bebé ou criança.

Sapo Familia

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