DESENVOLVIMENTO NORMAL DA
LINGUAGEM
AOS 2 ANOS DE IDADE: Compreende cerca de 1000 palavras. Usa cerca de 200‐300 palavras.
DOS 3 AOS 5 ANOS: Compreende cerca de 2000 a 3000 palavras Tem um vocabulário expressivo de 500‐1000 palavras.
Língua Receptiva: permite que o menino inclua/compreende a língua e adquira o significado da palavra
Língua Expressiva: permite que a criança se expresse por meio dos gestos, dos sinais ou das palavras.
Língua articulada: é o último estágio do desenvolvimento da língua e considera‐se como a
habilidade de emitir‐se sons, de fundi‐los e de produzir as sílabas, as palavras, as frases que
expressam ideias.
AQUISIÇÃO NORMAL DOS FONEMAS (deve articular corretamente)
0 aos 2 anos: vogais.
2 aos 3 anos: p, b, m, c.
3 aos 4 anos: t, d, n, x j, g.
5 anos: f, v.
6 anos: l, r, rr, lh.
7 anos: s, z, ch, pl, pr, br.
‐ Não compreende o significado das palavras que ouve e consequentemente as suas respostas
não são adequadas.
‐ Não possui um vocabulário amplo que lhe permita expressar‐se apropriadamente.
‐ Não consegue organizar as suas ideias, expressando‐se desordenadamente.
‐ Apresenta dificuldade em articular sons (fonemas)
palavras e frases.
AS ALTERAÇÕES PODEM SER:
‐ No ritmo da palavra e velocidade da conversação (disritmias e tartamudez).
‐ Na articulação da palavra (dislalias, disartria).
‐ No desenvolvimento da linguagem, que poderá ser leve, moderado e severo.
“Quando o nível do desenvolvimento da fala é inferior ao das outras crianças da mesma
idade poderá afectar a adaptação social, o processo do desenvolvimento de competências
da leitura/escrita e ainda produzir efeitos prejudiciais sobre os conceitos que a criança tem
sobre si mesma.
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