sábado, 14 de maio de 2011

Desenvolvimento da Linguagem

DESENVOLVIMENTO NORMAL DA

LINGUAGEM

AOS 2 ANOS DE IDADE: Compreende cerca de 1000 palavras. Usa cerca de 200‐300 palavras.

DOS 3 AOS 5 ANOS: Compreende cerca de 2000 a 3000 palavras Tem um vocabulário expressivo de 500‐1000 palavras.

Língua Receptiva: permite que o menino inclua/compreende a língua e adquira o significado da palavra

Língua Expressiva: permite que a criança se expresse por meio dos gestos, dos sinais ou das palavras.

Língua articulada: é o último estágio do desenvolvimento da língua e considera‐se como a

habilidade de emitir‐se sons, de fundi‐los e de produzir as sílabas, as palavras, as frases que

expressam ideias.

AQUISIÇÃO NORMAL DOS FONEMAS (deve articular corretamente)

0 aos 2 anos: vogais.

2 aos 3 anos: p, b, m, c.

3 aos 4 anos: t, d, n, x j, g.

5 anos: f, v.

6 anos: l, r, rr, lh.

7 anos: s, z, ch, pl, pr, br.

ALTERAÇÕES DA LINGUAGEM

Uma criança apresenta dificuldades quando:

‐ Não compreende o significado das palavras que ouve e consequentemente as suas respostas

não são adequadas.

‐ Não possui um vocabulário amplo que lhe permita expressar‐se apropriadamente.

‐ Não consegue organizar as suas ideias, expressando‐se desordenadamente.

‐ Apresenta dificuldade em articular sons (fonemas)

palavras e frases.

AS ALTERAÇÕES PODEM SER:

‐ No ritmo da palavra e velocidade da conversação (disritmias e tartamudez).

‐ Na articulação da palavra (dislalias, disartria).

‐ No desenvolvimento da linguagem, que poderá ser leve, moderado e severo.

“Quando o nível do desenvolvimento da fala é inferior ao das outras crianças da mesma

idade poderá afectar a adaptação social, o processo do desenvolvimento de competências

da leitura/escrita e ainda produzir efeitos prejudiciais sobre os conceitos que a criança tem

sobre si mesma.

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