quarta-feira, 11 de abril de 2012

Dia Mundial da Doença de Parkinson



Hoje, 11 de Abril, é comemorado o Dia Mundial de Parkinson, a data de nascimento evoca o nascimento de James Parkinson, o médico que descreveu a Doença pela primeira vez.
A Doença de Parkinson ou Síndrome de Parkinso é uma doença degenerativa do Sistema Nervoso Central, de caráter lentamente progressivo e idiopático. Acomete mais pessoas com idade superior a 50 anos em ambos os sexos. A Doença se desenvolve através da perda de neurônios situados em área específica do cérebro onde haverá uma diminuição d um neurotransmissor chamado dopamina, que tem como função estimular o SNC, a diminuição da dopamina altera os movimentos do sistema extrapiramidal, que são os movimentos involuntário desenvolvendo as seguintes características:


1. Rigidez Muscular;
2. Tremor de repouso;
3. Instabilidade Postural;
4. Hipocinesia (diminuição da mobilidade)

Esta doença é insidiosa, podendo começar às vezes com um tremor, outras vezes com falta de mímica facial, diminuição do piscar, olhar fixo, movimentos lentos (bradicinesia).

A voz poderá ser monótona, escorrendo com facilidade saliva pelos cantos da boca. A pele, principalmente a facial, é lustrosa, "graxenta" e seborréica.

A marcha fica cada vez mais difícil, com passos pequenos, arrastando os pés, com os braços encolhidos, tronco inclinado e, em casos avançados a pessoa aumenta a velocidade da marcha para não cair (festinação). Outras vezes, pode ficar parado (congelado) com enorme dificuldade para se colocar em movimento.

Os tremores, que são involuntários, em uma ou em várias partes do corpo, se caracterizam pelos três "R" - Regular, Rítmico e de Repouso. Também se caracterizam por diminuir com os movimentos voluntários, se manifestando sobretudo nas mãos.

Como existe uma hipocinesia, que se caracteriza por um déficit dos movimentos automáticos, o paciente fica como que parado, estático, com os movimentos voluntários lentos, diminuindo a capacidade inclusive de escrever, ficando a letra pequena (micrografia) e a linguagem monótona e às vezes ininteligível.

O tratamento da Doença de Parkinson deve ser multiprofissional, cabendo a cada profissional trabalhar dentro das possibilidades do paciente e de maneira conjunta, compartilhando avanços no quadro do paciente. São eles: Neurologista, Geriatras, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, entre outros.

Alguns dos famosos com a Doença de Parkinson é o ator americano Michel J. Fox e o famoxo boxeador Muhammad Ali.


Vitória Feitosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário